6 ESPORTES INCRÍVEIS INVENTADOS NO BRASIL

Futevôlei
O futevôlei é uma mistura de vôlei de praia e futebol. Octavio de Moraes inventou esse esporte nos anos 60, na praia de Copacabana. O esporte segue essencialmente as regras do vôlei de praia, mas os jogadores não podem usar as mãos. Você só deve tocar a bola com os pés, peito e cabeça. Além disso, cada equipe é composta por dois jogadores.

Muitos ex-jogadores de futebol agora são jogadores amadores de futevôlei, incluindo Romário, Edmundo e Júnior.

Depois de ganhar tanta popularidade no Brasil, o futevôlei é hoje um esporte famoso em todo o mundo, tendo seu próprio campeonato mundial e outros grandes eventos competitivos.

Peteca
A peteca é um esporte tradicional no Brasil. Jogamos com as mãos e usamos uma peteca de origem indígena, feita de penas, e famosa por ser tão antiga quanto o próprio país. Peteca é tanto o nome do esporte quanto do objeto usado em sua prática.

As crianças adoram jogar peteca, mas você também pode encontrar alguns adultos que amam este esporte. O objetivo do jogo é acertar a peteca com a mão sobre uma rede alta semelhante a uma rede de vôlei, fazendo com que o objeto caia dentro da quadra oposta. Você só pode acertar a peteca uma vez em cada lado da rede.

Jiu-Jitsu Brasileiro
Conhecido mundialmente como BJJ, o jiu-jitsu é um esporte brasileiro de arte marcial baseado em luta e finalização. Foi desenvolvido principalmente no Brasil pela família Gracie, após serem treinados pelo judoca japonês Mitsuyo Maeda. O Jiu-Jitsu brasileiro é provavelmente o esporte mais famoso inventado no Brasil.

Este esporte de combate e autodefesa gira em torno do conceito de que um lutador menor e mais fraco pode se defender contra oponentes mais fortes e mais pesados usando o princípio da alavanca e distribuição de peso.

Hoje, o Jiu-Jitsu Brasileiro é uma arte marcial que implementa disciplina, moral e respeito pelos outros. Suas técnicas e movimentos são respeitados pela comunidade das artes marciais em todo o mundo. O objetivo do Jiu-Jitsu é tornar o lutador tolerante e confiante em suas decisões, demonstrando alto nível de disciplina.

Capoeira
A capoeira também está entre os esportes inventados no Brasil. Além de ser uma atividade esportiva divertida para crianças e adultos, ela traz consigo uma parte incrível da história brasileira. Os escravos africanos inventaram a capoeira no início do século XVI, em combinação com influências brasileiras. Eles fingiam que essa arte marcial era uma dança para enganar os senhores de escravos que não queriam vê-los lutando.

Hoje você pode encontrar escolas de capoeira por todo o Brasil, e o esporte ganhou popularidade em todo o mundo, espalhando-se pela Europa, Ásia, Austrália, EUA e Canadá. A capoeira também oferece um refúgio seguro para crianças e adolescentes carentes brasileiros que, além de aprender a arte marcial e uma série de movimentos acrobáticos, podem descobrir muito sobre a história brasileira e desenvolver habilidades como respeito e disciplina.

Futsal
O futsal é um jogo semelhante ao futebol, mas jogado em quadra esportiva coberta, na qual duas equipes de cinco jogadores jogam uma contra a outra. A bola de futsal também é menor e mais dura que a bola comum usada no futebol.

Os jogadores de futsal são famosos por sua improvisação, criatividade e controle de bola.

Na verdade, há uma disputa sobre se o futsal é originário do Uruguai ou do Brasil, já que ambos passaram a praticar o mesmo esporte simultaneamente.

Futebol de Areia
Assim como o futsal, o futebol de areia também segue os princípios do futebol de campo. Foi inventado em 1940 no Rio de Janeiro com o primeiro torneio oficial realizado em 1950. Cada equipe é composta por cinco jogadores que devem jogar descalços. O jogo dura três sets de 12 minutos cada, e uma quadra de areia é a área oficial de jogo para este esporte. O futebol de também é conhecido como futebol de praia.