Jogadores profissionais atuam no Master Santos de Vôlei: “Que seja a primeira de muitas”

Renato Russomanno e Natalia Martins, de 40 e 38 anos, estrearam no torneio

O Campeonato Brasileiro Master Santos de Vôlei reúne mulheres a partir de 30 anos e homens acima de 35 anos.

A competição reúne jogadores que encerraram suas carreiras, assim como praticantes que não atuaram de forma profissional. Porém atletas em atividade marcam presença na nesta edição.

Renato Russomano, de 40 anos, defende a RL Esportes — Foto: Divulgação/ANE
Renato Russomano, de 40 anos, defende a RL Esportes — Foto: Divulgação/ANE

Renato Russomanno, 40 anos, defende a RL Esportes, nascido em Santos, mas criado em Araraquara, nunca perdeu o contato com a cidade natal. Começou a praticar o vôlei aos 9 anos, com 16 passou na peneira do Banespa onde se tornou profissional e ficou até 20 anos. Passou pelo Lupo Náutico, Bento Gonçalves, Cimed, Campinas, Maringá, Blumenau e Sesi. Na Itália jogou em Milão e Siena, na última temporada defendeu a equipe de Guarulhos na Superliga e no Campeonato Paulista.

O experiente ponta, que ainda pretende jogar mais dois anos como profissional, fala da sua primeira experiência numa competição master.

– Sensacional essa diversidade entre tantos atletas, reencontrar pessoas com quem já joguei, ver ídolos em quem me inspirei quando era moleque, vê-los do meu lado ainda jogando, muito gostoso isso. Espero que seja a primeira de muitas, familiares assistindo, minha esposa que é amadora jogando em duas categorias. Estamos curtindo demais, não imaginava que fosse ser tão gostoso.

Entre as mulheres também não foi difícil encontrar uma profissional na competição. Natalia Martins, 38 anos, já fez parte da seleção brasileira nos anos 2008, 2009, 2011, 2012, 2013 e 2014. No Brasil, ela atuou no Sesi Uberlândia, Minas Tênis Clube, Pinheiros e Praia Clube. No exterior, jogou por dois anos na Romênia. Atualmente se prepara para o retorno às quadras, após a chegada da pequena Rebeca que está com 9 meses.

– Ontem [quinta] foi meu primeiro jogo, senti aquele friozinho na barriga, me disseram para ter calma que aqui é tranquilo, só que acabo me cobrando como se fosse profissionalmente. Enfim, estou aqui jogando sem responsabilidade, brincando e me divertindo, reencontrando meninas que jogaram a Superliga, revivendo histórias. Sei que tem muitas competições, mas quero continuar vindo nesta aqui de Santos. Agora vou definir se jogo a Superliga ou volto para a Romênia – explica.

O 19º Master Santos de Vôlei é realizado e organizado pela Associação Nacional de Esportes (ANE), com patrocínio por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal e Apoio ao Esporte (Promifae) através do Grupo Mendes. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, através da Secretaria de Esportes.