Com foco na tecnologia e no esporte, rede municipal de Salvador retorna com aula inaugural no Imbuí

O ano de 2023 será marcado por diversas ações na rede municipal de ensino de Salvador, a exemplo do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Educação Esportiva e Busca Ativa para combate à evasão escolar. As iniciativas foram apresentadas pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), durante a aula inaugural que marca o início do ano letivo nas 421 escolas municipais, ocorrida no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Castro Alves, na Boca do Rio, nesta segunda-feira (6).

Citando investimento em infraestrutura e material didático, o prefeito se mostrou bastante confiante para a retomada das aulas de forma plena, após o período de pandemia. “Estamos iniciando mais um ano letivo, e vamos avançando com grandes intervenções na infraestrutura, além de alterações na proposta pedagógica, com a digitalização da educação, novo fardamento, kit escolar e material de estudo. Além disso, contratamos mais de 1.500 professores entre concursados e Reda (Regime Especial de Direito Administrativo) nos últimos anos, buscando melhorar ainda mais a oferta de educação no município”.

O chefe do Executivo acredita que, a partir do momento que a Prefeitura garante acesso a material, alimentação e unidades escolares de qualidade, as crianças estarão preparadas para os desafios da vida e realizar seus sonhos. “Através da educação tudo é possível. Ela nos liberta, dá autonomia, senso crítico, permitindo que a gente tome decisões. Não há outra ferramenta tão eficiente para enfrentar as graves crises sociais que assistimos no dia a dia. Há somente uma forma para construir uma cidade mais justa e menos desigual: através da educação. É possível fazer uma educação muito melhor, e temos plenas condições para isso”.

De acordo com o secretário Thiago Dantas, há um intenso trabalho de preparação para o ano letivo que envolve desde as questões pedagógicas até as de infraestrutura escolar. “Todas as atenções estão voltadas para acolher nossos alunos e comunidade escolar nesta volta às aulas. Nossas equipes vêm trabalhando tanto no aprimoramento pedagógico e do ensino/aprendizagem, quanto em equipar as unidades, adquirir e distribuir materiais e fardamento para os alunos, bem como preparar infraestrutura”, afirma.

Expectativa – A esteticista Carina Borges, de 35 anos, tem dois filhos matriculados na rede municipal e celebra a evolução no ensino e na infraestrutura das unidades. “Há algum tempo desejava colocar um deles no Cmei Castro Alves, mas por ser bastante requisitado, sempre foi complicado achar vagas aqui. Estamos entrando no segundo ano de estudos do mais novo aqui, e só tenho elogios a fazer. É realmente uma unidade que não deve nada aos colégios particulares. Temos um bom relacionamento com os professores e toda a equipe e entendo que esse apareceria é muito importante, pois a educação é um dever tanto da escola como da comunidade. A expectativa para este ano é bem maior”.

Giovanna Freire, de cinco anos, estuda há dois na unidade do Imbuí e estava ansiosa pelo retorno. “É muito legal voltar a estudar, pois aqui encontro os colegas, temos lanche e muita brincadeira com todos. A brincadeira que mais gosto é de esconde-esconde, pois posso correr bastante pela escola”.