Mercedes convida fiscais de acidente com Zhou para visitar fábrica

Encontro com voluntários que atuaram no resgate do piloto da Alfa Romeo após grave acidente no GP da Inglaterra de 2022 foi promovido por Russell, que bateu e desistiu de voltar à corrida para ajudar colega

Um ano depois do grave acidente com capotamento envolvendo Guanyu Zhou no GP da Inglaterra, os fiscais do Circuito de Silverstone que ajudaram o piloto da Alfa Romeo foram convidados nesta terça-feira a um tour na fábrica da Mercedes em Brackley, no Reino Unido. O encontro foi organizado por George Russell, que bateu e desistiu de tentar voltar à corrida para dar assistência ao colega.

Hoje foi um convidado da Mercedes. Todos os fiscais envolvidos no incidente com Zhou ano passado em Silverstone foram convidados por George Russell para um tour no centro de operações da Mercedes. Foi uma única e grande experiência pra vida toda. No fim, George se juntou a nós para conversar e tirar algumas fotos apesar de sua agenda cheia entre duas corridas consecutivas – escreveu Joost van Gerwen em seu perfil nas redes sociais.

O incidente na prova vencida por Carlos Sainz começou com um toque de Pierre Gasly, 11º colocado, em Russell, que vinha em oitavo. O francês, na época da AlphaTauri, estava tentando se colocar no vão entre o rival da Mercedes e Zhou, que ocupava o nono lugar. Porém, o britânico acabou encostando no então novato da Alfa Romeo e rodou.

Com a força do contato, o carro de Zhou capotou, se arrastou de cabeça para baixo desde a saída da curva 1 até o fim da área de brita e passou por cima da barreira de pneus que separa o trecho arquibancadas, até ser contido pela grade que cerca o público.

A Mercedes de Russell não havia sofrido danos comprometedores com o impacto, o que ainda possibilitaria seu retorno para a corrida após a bandeira vermelha. No entanto, ele estacionou seu W13 no trecho e saiu para ir até Zhou. Ao voltar, viu que o monoposto da Mercedes já estava sendo levado pelo guincho. Pelo regulamento, George já seria impedido de retornar à corrida após sair do carro.

Apesar do intenso acidente, Zhou saiu ileso da batida. Ele passou pelo centro médico do Circuito de Silverstone e foi liberado ainda no domingo. O ocorrido motivou mudanças na F1. Silverstone asfaltou a área de escape do trecho e a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) determinou a adoção de um topo arredondado no Santo Antônio dos carros.

A peça que fica na parte superior dos monopostos acima da cabeça dos pilotos não resistiu ao impacto com o chão, o que se atribuiu ao seu design; só o Halo, estrutura de titânio que circunda o cockpit, impediu a cabeça de Zhou de bater no chão.

Seu incidente aconteceu em meio à outros eventos paralelos: Lance Stroll e o agora ex-F1 Sebastian Vettel, antiga dupla da Aston Martin, tiveram um contato; Alexander Albon bateu forte apór rodar e Esteban Ocon também acabou atignido em sua roda dianteira direita.